mil e uma coisas

Wednesday, June 07, 2006

A doença perigosa das aves!

Esta doença é causada por um grupo de vírus ARN da família Ortomixoviridae na qual também estão incluídos outros vírus da Gripe (Iinfluenza A) nomeadamente alguns das gripes Humanas. O vírus que está atingir as aves nessas regiões, embora seja um subtipo de vírus tipicamente aviário (H5N1), também se transmite esporadicamente aos Humanos, por via respiratória e conjuntival, especialmente os que contactam com as aves doentes e ou infectadas. Foi o que aconteceu com os diversos de humanos atingidos sendo que mais de seis dezenas acabaram por ser vítimas mortais.
Desde Dezembro de 2003 que têm sido confirmados diversos focos de Gripe Aviária em galináceos e patos domésticos no extremo Oriente, associados a taxas de mortalidade muito elevadas estirpe altamente patogénica. Desde essa data e até à actualidade a doença já se espalhou por onze países da região: Vietname, Tailândia, Laos, Coreia do Sul, Indonésia, Japão, Hong-Kong, Indonésia, Paquistão e Camboja e recentemente atingiu a Rússia, o Cazaquistão, a Turquia, a Roménia e a Croácia. Na Suécia e na Inglaterra também já foram encontradas duas aves infectadas.
Sete passos para afastar a Gripe das Aves da sua capoeira:
  • Mantenha as suas aves saudáveis.
  • Tenha sempre a água e a comida para as suas aves dentro da capoeira.
  • Separe as aves por espécie. Por exemplo, os patos, os cisnes e os gansos devem estar separados das galinhas.
  • Guarde as aves numa zona vedada. Cubra a capoeira com redes que impeçam a entrada de pássaros ou outras aves estranhas e coloque cal em pó à volta.
  • Reduza ao máximo o número de pessoas que podem entrar na sua capoeira.
  • Lave sempre as mãos e as solas do calçado, com água e sabão, antes e depois de entrar na capoeira.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home